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Qual a ordem certa ?
Antes de começar a escrever, queria agradecer ao Anderson da banda Astronauta Imaginário que pediu para eu fazer essa postagem explicando esse assunto, e gostaria de convidar a todos que tenham sugestões de tópicos a pedirem essas postagens. Para facilitar vou dividir o texto em regras numeradas, e ao final farei a sugestão do que eu acho que seria o ideal.
As regras:
1 - ) Não existe regra.
Pode soar meio clube da luta, mas a primeira regra que você deve saber é que não existe uma regra. O objetivo dessa postagem é apenas nortear guitarristas que estão em dúvida de como ordenar seus pedais, mas se você ordenar os pedais de qualquer outra maneira que funcione para você, então está tudo certo. Aconselho você a experimentar com a ordem de pedais, pois pode descobrir novos sons legais. Há inclusive diversos guitarristas de alto-nível que desrespeitam essas regras e tem ótimos sons. Eu vou sugerir que você ponha suas modulações após os pedais de ganho, mas o Zakk Wylde, por exemplo, põe as dele antes.
2 - ) Pedais que pedem prioridade.
Existem pedais que pedem prioridade, ou seja, que funcionam melhor se colocados logo no começo da cadeia de sinal, recebendo primeiramente o sinal da guitarra. O pedal que mais necessita de prioridade é o fuzz, e principalmente, fuzz faces e tone benders. Caso você tenha esses pedais eles devem ser os primeiros da sua cadeia, antes mesmo de afinador por exemplo. Se você usa mais de 1 tipo de fuzz aconselho que você siga essa ordem de prioridade: fuzz face, tone bender e big muff.
O fuzz como prioridade, pode ser mudado em algumas situações. Se você preferir o wah-wah antes do fuzz e se você gosta de seu fuzz boostado por outro pedal (esse tipo de uso é mais comum com big muffs). Se você não usa um wah-wah antes e nem um pedal boostando seu fuzz, então, não ponha nada entre ele e sua guitarra.
O afinador é o outro pedal que deve ter uma posição prioritária, porque ele capta melhor o seu som e, logo, a afinação quanto mais próximo da sua guitarra ele estiver. Se você não usa fuzzes, o primeiro pedal da sua cadeia de sinal deve ser o afinador.
3 - ) Pedais que se chocam com outros.
Mais uma vez aqui temos os fuzzes (normalmente os circuitos dele são bem primitivos e por isso tem esses problemas). Pedais de fuzz não funcionam bem se estão próximos de bufferes, então se você usa um buffer, ou um pedal com buffered bypass, ponha ele à distancia de uns 2-3 pedais no mínimo de seu fuzz. Senão, o som do fuzz é afetado, e geralmente produz um timbre pior. Alguns outros pedais, principalmente de ganho, também não se dão bem com bufferes, então se você tem um pedal que soa bom sozinho, mas ruim no board, talvez seja esse o problema.
Outro choque que há é entre compressor imediatamente depois do wah-wah e/ou do booster. Como o wah-wah e o booster trabalham alterando o volume das frequências, se você puser um compressor, que trabalha comprimindo o volume das frequências, imediatamente depois desses pedais, você vai anular o efeito desses pedais. Então ponha seu compressor ou antes, ou depois de alguns pedais após o wah-wah e o booster. Nesse último caso, lembre-se: O wah-wah e o booster vão afetar os pedais que estão até o compressor (obviamente com compressor e wah-wah/booster ligados ao mesmo tempo), após o compressor as frequências ficam niveladas e se perde a atuação do wah-wah/booster nos pedais seguintes ao compressor, o que pode ser algo bom ou ruim.
4 - ) Pedais que podem ser usados em qualquer lugar da cadeia.
De fato, todos os pedais podem ser usados em qualquer lugar da cadeia, mas esses são pedais que não há um consenso sobre onde usá-los, e mais, a cada posição dele na cadeia ele possui uma função distinta.
Wah-wah é o primeiro caso. Normalmente a discussão é se eles vem antes ou depois dos pedais de ganho, mas já vi guitarrista usando o wah-wah por último na cadeia. De uma maneira geral o wah-wah depois dos pedais de ganho é mais agressivo do que antes. Acho interessante testar o wah-wah em todas as posições possíveis. O wah-wah altera o volume das frequências anteriores a ele, mas também, por fazer isso, altera como os pedais que vem depois dele recebem o som equalizado, então em cada posição ele tem um efeito distinto. Aconselho você a primeiro experimentar ele antes e depois dos pedais de ganho e, posteriormente, se nenhuma das posições lhe agradar, testa-lo em posições menos tradicionais.
Os boosters e pedais de volume podem vir em diversos lugares também. Nesse caso eles não alteram o timbre, somente o volume, dos pedais anteriores a eles, mas alteram os pedais posteriores a ele, pois enviam mais ou menos sinal para estes. Normalmente existem 3 posições mais usadas. Antes dos pedais de ganho, depois dos pedais de ganho e como último pedal da cadeia. No primeiro caso, além de dar mais/menos volume ele da mais/menos ganho e deixa mais/menos exagerado todos os efeitos posteriores a ele. No último, ele somente aumenta/diminui o volume. No segundo caso, é algo intermediário.
5 - ) A ordem que eu sugiro.
As regras que eu apresentei é o que se tem mais consenso, mas há diversas polêmicas como a ordem dos pedais de ganho, se as modulações devem vir antes ou depois do delay (em alguns casos como phaser e uni-vibe, até antes do drive). No entanto, vou sugerir o que eu gosto e me agrada, caso você prefira outra ordem, poste nos comentários. Também existem muitos pedais hoje em dia, caso eu me esqueça de algum, poste nos comentários que eu sugiro onde ele deve ir na cadeia. Um aviso: essa ordem é um ponto de partida e não de chegada, então comece com ela, mas se achar maneiras mais interessantes de ordenar fique a vontade. Os pedais que podem vir em diversas posições estarão entre parenteses.
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